Geração de Viagens



As rotas podem ser geradas pelo roteirizador ou importadas de fontes externas. Para iniciar a operação e monitoramento dos serviços, o sistema conta com o processo de geração automática das viagens, podendo aproveitar rotas anteriores ou usar novas rotas. As viagens são as versões operacionais das rotas planejadas.





Cálculos de Opções de Fretes



O Tropics permite configurar qualquer tipo de tabela de frete, podendo-se considerar faixas de KM, regiões, tipos de cargas, tipo de operação, tipo de veículo e transportador. Ele controla o histórico de revisões de valores e cada tabela vigente pode conter diferentes componentes de custo, incluindo fixo por viagem, por entrega, por Km, por unidade de carga (peso e/ou volume), taxas adicionais de entrega, adicionais de risco, pedágios e impostos. A configuração é flexível e parametrizada permitindo a fácil inclusão de novos itens de cobrança de frete.

Para as rotas geradas, o Tropics avalia as opções de frete por transportador e modalidade de transporte de forma a sugerir as melhores opções para cada rota. O frete também pode ser utilizado para oferecimento ou alocação automática de transportador a cada rota.

Tela de faixa de Frete




Oferecimento de Viagens



O módulo de oferecimento de cargas aos transportadores permite gerenciar a oferta e aceite ou recusa de viagens a serem executadas. O oferecimento pode ser automático para o melhor transportador, considerando valores de frete ou balanceamento de serviços por região, transportador, etc.

Quando ofertado, o transportador recebe notificação e tem acesso ao Tropics para consultar suas viagens, aceitar ou recusar o convite e alocar veículo e equipe para a execução. As recusas são justificadas e o gestor da operação acompanha todo o processo. No caso de recusa, este também recebe notificação para as providências de oferecimento a um outro transportador.





Alocação de Veículos/Equipe



O Tropics permite a alocação manual ou automática de veículos e equipes às viagens, sempre validando a capacidade de carga necessária. No caso de alocação automática, esta é parametrizada para escolha do melhor operador em termos de frete, balanceamento dos serviços e minimização de percursos mortos.





Programação de Docas



Tela de faixa de Frete

As operações de pátio também podem ser programadas e monitoradas pelo Tropics. As docas podem ser cadastradas para cada CD ou armazém, configurando-se o perfil de carga operado, tipo de operação e horários para carga ou descarga. A programação pode ser iterativa de forma visual para arrastar às viagens às respectivas docas. O sistema calcula o horário e previsão de tempo de uso da doca, ajustando-se toda a programação da viagem.