Roteirização e Arranjo de Cargas Integrados



Uma inovação do sistema Tropics é o recurso de roteirização acoplado com algoritmo de otimização do arranjo das cargas no compartimento do veículo. Por simplicidade, usualmente, os roteirizadores consideram as cargas transportadas somente como quantidades nas unidades de peso e/ou volume totais para cada pedido ou local de atendimento. Muitas vezes, esta simplificação pode gerar problemas na operação efetiva.





Arranjo das Embalagens no Compartimento do Veículo



No arranjo físico real dificilmente há um aproveitamento completo da capacidade volumétrica do compartimento de cargas do veículo. Além disso, podem existir restrições para empilhamento e peso máximo suportado pelas embalagens para evitar deformações ou danificar os produtos transportados. Também, o aproveitamento deve considerar as dificuldades de movimentação para carga e descarga. E, ainda, as cargas precisam ser distribuídas para não sobrecarregar nos eixos ou gerar instabilidade do veículo.





Otimização do Uso da Capacidade do Veículo



O Tropics já considerava diferentes unidades de carga como capacidade do veículo para compor as rotas: peso, volume, dimensão máxima ou valor máximo transportado. Além de permitir atendimentos de coleta e entrega ao longo da mesma rota, controlando o saldo de carga em cada trecho do percurso. Com este novo recurso, o Tropics passa a considerar as embalagens utilizadas e respectivas dimensões para verificar, em cada rota calculada, se as unidades de carga cabem no compartimento. Cada pedido pode conter diferentes itens de carga, utilizando embalagens diversas.





Considera Restrições das Embalagens



O algoritmo considera tanto a volumetria da carga, como também restrições adicionais:

  • Se as embalagens podem ser giradas ou tombadas para melhor acomodação;
  • Limite máximo de empilhamento das embalagens;
  • Peso máximo suportado por cada tipo de embalagem.




Arranjo da Carga na Ordem do Roteiro



Um aspecto importante desta integração com o roteirizador é que o algoritmo considera a ordem de entrega ou coleta da rota, respeitando-se a sequência lógica de carregamento e descarga dos itens transportados. Isso minimiza as movimentações requeridas para as cargas ao longo das paradas da rota.





Visão 3D das Cargas



Além da integração dos algoritmos de roteirização e arranjo de cargas, o Tropics permite a visualização tridimensional do arranjo de cargas de forma gráfica, permitindo destacar as cargas por pedido, local de entrega ou tipo de embalagem.





Balanceamento de Carga nos Eixos do Veículo



Adicionalmente, o sistema também calcula as cargas totais nos eixos do veículo, a fim de verificar excesso de carga por eixo, considerando as restrições legais de balanças nas rodovias. Há a opção de centralização das cargas no veículo para equilíbrio do centro de gravidade para melhor distribuição dos pesos nos eixos.