Roteirizador Inteligente Melhor Uso da Frota Redução de Custos



O Tropics é um sistema desenvolvido pela Geologística, de fácil uso, que auxilia as empresas a aumentar sua produtividade na distribuição física ou definição de quaisquer tipos de rotas para transporte de cargas ou pessoas.

Desenvolvido de acordo com as necessidades do mercado, vem atender aos distribuidores, embarcadores, transportadoras, prestadores de serviços ou empresas em geral, como um produto de alta qualidade, com custo e requisitos de implantação de equipamentos e recursos humanos acessíveis.

Além destas vantagens, o sistema apresenta outro grande benefício adicional: é um produto que pode ser adequado e personalizado a diferentes realidades e contextos específicos

das empresas, bem como, integrado a sistemas já em operação, tais como ERP, TMS, WMS, AVL e outros.

A racionalização da operação de distribuição ou outas atividades logísticas proporciona a redução da frota total alocada, da quilometragem total percorrida, dos custos de pessoal e aumento da qualidade e agilidade operacional dos serviços de transporte.

O Tropics faz a programação dos serviços e permite o acompanhamento da operação através de seu módulo de monitoramento e aplicativo para dispositivos móveis. É um sistema completo para a gestão dos transportes de qualquer modalidade.

Importação de Dados

Para facilitar seu uso, o Tropics permite a importação de arquivos padrão Excel, texto ou conexões diretas com bancos de dados relacionais de outros sistemas, (Oracle®, Microsoft SQL Server®, Access®, entre outros), evitando a redigitação de dados.

Além disso, o sistema possui uma interface API para integração direta com qualquer sistema.

Podem ser importados dados dos endereços dos clientes ou locais de atendimento, das solicitações ou pedidos das cargas, informações dos veículos a serem utilizados, bem como de rotas já existentes. A importação efetua todas as consistências de dados necessárias, a fim de garantir a qualidade e integridade das informações.

Na importação podem ser definidos valores padrões para parâmetros não existentes na base de dados corporativa, como tempos de parada e horários de atendimento.

As configurações de formatos dos arquivos ou nomes de campos de fontes externas é totalmente flexível, podendo ser definidos diferentes padrões de fontes de dados, facilitando a importação rotineira.

Rede Viária

O Tropics pode operar com diferentes fontes de mapas, conforme seja mais adequado para sua operação. Além dos mapas próprios da Geologística, chamado LogiMap, também podem ser utilizadas as bases de mapas do Google Maps® e Here®. Também é possível utilizar mapas específicos, se for necessário.

O sistema utiliza mapas digitais da rede viária vetoriais, desenvolvidos e mantidos pela Geologística, podendo considerar sentidos permitidos de tráfego (mão de direção), velocidades por trecho, interrupções e restrições de circulação por tipo de veículo e horários. Os mapas são atualizados sistematicamente e incluem as restrições viárias urbanas nos principais centros, bem como localização e tarifas de pedágios e balsas existentes.O sistema utiliza mapas digitais da rede viária vetoriais, desenvolvidos e mantidos pela Geologística, podendo considerar sentidos permitidos de tráfego (mão de direção), velocidades por trecho, interrupções e restrições

de circulação por tipo de veículo e horários. Os mapas são atualizados sistematicamente e incluem as restrições viárias urbanas nos principais centros, bem como localização e tarifas de pedágios e balsas existentes.

As vias possuem classificação por tipo que permitem configurar velocidades médias e fatores para horários de pico ou dias da semana. O mapa também conta com restrições de circulação para caminhões (rodízio) considerando horários e dias da semana.

Eficiente Localização de Endereços

O Tropics utiliza mapas de ruas ou rodovias digitais vetoriais, que permite, através dos endereços (ruas e/ou CEP, número e bairro) dos locais da operação logística, mapear seus clientes e centros de distribuição de forma rápida e automatizada.

Para isso, é utilizado um eficiente algoritmo de localização espacial de endereços com tratamento fonético, eliminando erros de digitação que possam existir.

Informações complementares de CEP, bairros e municípios são empregadas para refinar a busca no caso de ambiguidades, mas o sistema é inteligente para tratar endereços incompletos ou com erros de grafia.


Edição de Rotas

As rotas geradas automaticamente pelo roteirizador podem ser editadas manualmente de forma fácil e consistente, possibilitando ajustes finais nas rotas geradas ou cadastro de rotas já existentes. O Tropics permite mover atendimentos entre rotas no mapa, incluir ou excluir atendimentos, com ajuste automático do itinerário, horários e verificação de restrições quanto à capacidade dos veículos, proibições viárias, janelas de horários e compatibilidade dos veículos com as cargas e clientes.

Também é possível editar o itinerário de uma rota, a fim de forçar desvios ou utilização de vias específicas, incluindo ou eliminando-se pontos de passagem na rota.

Monitoramento

Adicionalmente, o Tropics oferece um módulo de monitoramento operacional, onde é possível acompanhar, através de um painel de controle e mapa, os serviços executados frente à programação de rotas prevista.

Está disponível um aplicativo para dispositivos móveis operando em plataforma Android® que permite a equipe de campo consultar as viagens programadas, o mapa do itinerário e registrar todos os eventos da viagem, tais como início e fim da parada, cancelamentos, ocorrências não programadas, envio de mensagens em geral, fotos, captura de códigos de barras, registro de dados da carga, recebedor e assinatura do recebedor. Todas informações são transmitidas automaticamente para o módulo de Monitoramento na Web.

São registrados os horários e posicionamentos (GPS) que são constantemente sincronizados com o banco de dados central, possibilitando o rastreamento em tempo real dos veículos em operação. Assim, o sistema alerta para atendimentos em atraso, além de verificação do local correto do evento.

A equipe de campo tem em mãos todas as informações da rota programada, incluindo visualização em mapa do itinerário. Eventuais reprogramações ocorridas no sistema central são, automaticamente atualizadas no aplicativo, tais como novas ordens de coleta, alterações na ordem de entrega ou cancelamentos, facilitando e dinamizando a comunicação das equipes e despachador.

Além disso, o aplicativo possui interface direta com o Waze® para navegação da posição atual até a próxima parada programada, sem necessidade de digitar qualquer informação adicional.

Também é possível editar o itinerário de uma rota, a fim de forçar desvios ou utilização de vias específicas, incluindo ou eliminando-se pontos de passagem na rota.

O Monitoramento conta com ligações para fontes de informações disponíveis sobre as localizações e condições de trânsito, como Google Maps®, Street View® e Waze®.

Caso os veículos e equipes já utilizem outro sistema de rastreamento, estes dados também podem ser utilizados pelo módulo de monitoramento do Tropics.

Todos os dados de monitoramento são armazenados em banco de dados, permitindo a exportação em formato EDI ou para outros sistemas.